quarta-feira, 22 de julho de 2015

de de

Homeopatia

Olá pessoal, hoje trago um pouco de conhecimento básico sobre esse tema tão bacana que é a homeopatia, faço tratamento homeopático a um tempo e por isso achei interessante explicar de forma básica para vocês do que se trata a homeopatia (Lembrando que não sou homeopata, por isso aceito correções e sugestões ao texto!). Vamos entender um pouquinho?

A homeopatia pode ser uma especialidade da medicina. (Porém um homeopata não precisa ser necessariamente formado em medicina! Basta ser formado em Homeopatia!) É um ramo contrário a medicina alopática, alopatia é a medicina tradicional que trata os sintomas, exemplo, se você está com um resfriado ela irá tratar os sintomas desse resfriado, tratará as crises alérgicas com anti histamínicos, tratará possíveis inflamações com anti inflamatórios, e assim por diante. Já a medicina homeopática não trata os sintomas, ela trata o corpo doente, ela busca um tratamento específico para cada corpo que está deficiente no combate aos fatores que causam doenças. É uma medicina que busca cuidar principalmente da prevenção e restauração corpórea, que busca o equilíbrio do organismo em relação ao meio em que se vive, buscando a melhoria da energia vital.


A homeopatia se baseia no princípio terapêutico da similitude, é um princípio que utiliza as substâncias que em altas doses são capazes de provocar sintomas semelhantes ao de um doente em um paciente sadio, porém ela é utilizada em pacientes doentes com ultra diluições, a finalidade é estimular o organismo a reagir contra a sua enfermidade. Ela tem a finalidade de diminuir o efeito patogênico quando essa substância é encontrada em quantidade superior, fazendo com que o próprio organismo reaja de forma não exagerada e sim em equilíbrio.

Um exemplo claro que temos da forma que nosso corpo reage exageradamente são as alergias, alergias são nada mais nada menos do que respostas imunitárias do nosso organismo em exagero a determinada substância, a poeira/pó de casa ou mofo por exemplo são substâncias comuns e normais e que não causam mal nenhum a organismos sadios, porém em contato com organismos sensíveis e doentes trará um quadro alérgico e inflamatório. Por isso existem pessoas alérgicas e outras não alérgicas. Ou seja, o que é melhor fazer? Tratar o corpo doente? Fazer a prevenção da doença? Ou tratar o sintoma do corpo doente? A homeopatia por ser uma medicina que trata o corpo doente com busca na cura deste mesmo, também busca a prevenção aos sintomas e se encaixa perfeitamente ao dito popular de "matar o mal pela raiz." Sendo contrária a medicina alopática, esta que trata somente os sintomas e não resolvendo a causa específica do problema.


Parece um pouco complexo para a atualidade que investe milhões em produtos fármacos alopáticos e hospitais, mas a homeopatia existe a muito tempo , ela foi criada por volta dos anos de 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann , só não é tão divulgada e comum entre a população, afinal não  é muito rentável para a indústria farmacêutica simplesmente curar organismos debilitados para que não necessitem mais de medicamentos alopáticos, a indústria precisa de pessoas doentes, precisa apenas tratar os sintomas da doença, para que a pessoa doente sempre volte em busca de novos medicamentos. Sinistro não é mesmo?! Pois é, infelizmente é assim que funciona e não só com a medicina/industria farmacêutica.

Como cada corpo é um corpo é o seu médico homeopata que determinará o tratamento adequado para seu organismo, ele analisará seu estado físico, psíquico, seus hábitos e costumes. Fará perguntas para poder conhecer sua mente e corpo e perguntará o que mais te incomoda. A partir desse exame totalitário sintomático característico de cada indivíduo ele poderá prescrever os medicamentos homeopáticos necessários para seu corpo entrar em equilíbrio. As substâncias utilizadas podem estar em forma líquida ou em glóbulos, vai depender muito da prescrição, e o tratamento tem tempo de duração indefinido, vai variar de como cada corpo responderá as substâncias utilizadas.

Nesse mundo de hoje, onde não temos tempo para nada a pressa muitas vezes fala mais alto e acabamos buscando métodos que parecem eficazes por simplesmente disfarçar os sintomas da doença, mas não se engane ela continua lá pois a causa não foi eliminada e o corpo continua em desequilíbrio. Infelizmente somos altamente influenciados a fazer tudo isso e muitas vezes nem temos culpa de nada disso, claro que existem casos e casos, porém todos nós sonhamos com uma saúde impecável, mas poucos de nós buscamos o equilíbrio para chegar a vitalidade tão almejada, mas lembra daquele ditado "a pressa é inimiga da perfeição" pense nisso antes de se atirar em remédios, pense e analise sua alimentação, analise seus hábitos e costumes, busque o real motivo daquilo que te faz mal e a partir de então busque a melhor solução ou tratamento, afinal saúde em primeiro lugar!

A homeopatia é uma alternativa medicinal a isso tudo, talvez o tratamento demore anos e anos para ter um resultado, talvez apenas alguns meses, vai depender de como sua saúde se encontra no início do tratamento.

Referências
- Livro Medicina Vibracional (Richard Gerber)
- http://www.homeozulian.med.br/ (Acesso em: 07/2015)


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

É um prazer ter você por aqui! Deixe seu comentário!!