terça-feira, 3 de dezembro de 2013

de de

Pedra Branca - Caldas MG

A Pedra Branca é um ponto turístico de Caldas- MG. É conhecida por sua beleza natural, sendo formada por aflorações rochosas de granito, se encontra a mais de 1800 metros de altitude, sendo o ponto mais alto da região sul mineira. Encontra-se no 3º maior dique anelar vulcânico do mundo inteiro, possuindo uma vegetação típica do Planalto de Poços de Caldas, nela encontra-se espécies endêmicas da flora, e ameaçadas de extinção. 

(Pedra Branca)


 (Flora nativa de Campos Naturais)

Além disso, a Pedra Branca encontra-se em área de preservação ambiental - APA, por possuir uma riqueza abundante. Alguns animais podem ser rastreados no decorrer do dia-a-dia. Alguns deles são: Bugios, Sauás, Carcará, Veado Mateiro, Onças, pequenos roedores, répteis, dentre outros. Além disso tudo, a Pedra Branca ainda é um atrativo para os estudiosos como ecólogos, naturalistas, geólogos, biólogos, ambientalistas, dentre outros.

 (Flora da Pedra Branca - Ipê Amarelo)


(Flora da Pedra Branca)

O caminho para a Pedra Branca percorre estradas de terra com fazendas e trilhas em meio a Biomas Brasileiros, Campos de altitude e Mata Atlântica, ambos proporcionam aventura e um contato com a natureza de forma maravilhosa, durante o caminho você pode ver lindas paisagens, um ótimo turismo ecológico e rural.

 (Caminho em estrada de terra para a Pedra Branca)


 (Trilha em meio a Campos de Altitude)


(Trilha em meio a rochas e Mata Atlântica)

A Pedra Branca possui pontos atrativos, como grutas, cavernas, e rochas com aspecto particular. Além da bela paisagem que pode ser avistada do topo, como o nascer do Sol e o pôr do Sol. É um local que permite a instalação de barracas, possui também uma mina de água próxima o que contribui muito para quem deseja acampar e passar alguns dias. Porém isso tudo exige um conhecimento  do local e um treinamento básico de camping, (Assista a série que fiz para o blog onde dou dicas de acampamentos, você encontra a série AQUI!), você também pode e deve procurar os guias turísticos locais, eles podem te auxiliar a chegar ao topo da montanha.

 (Rochas Vulcânicas - Característica local)


(Rochas Vulcânicas - Característica local)


(Fungos do Bosque da Mata Atlântica) 


 (Amanhecer - Pico da Pedra Branca)


(Amanhecer - Pico da Pedra Branca)


(Vegetação do Pico da Pedra Branca - Bromélias)


(Caverna em meio a Mata Atlântica)

Vale ressaltar aqui que o respeito pelo ambiente e natureza é PRIMORDIAL, devendo assim evitar ao máximo os impactos ambientais, por isso lembre-se: não jogue lixo no local, não deixe garrafas, latas, plásticos ou qualquer objeto, não faça muito barulho (os animais se assustam com facilidade), não corte a vegetação nativa, não abra novas trilhas, tome muito cuidado com fogueiras, preserve essa área natural para que assim os seus descendentes possam desfrutar dessa exuberante beleza!! :)

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas, até o próximo post! Beijinhos



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

É um prazer ter você por aqui! Deixe seu comentário!!